Mário Fernandes   Ficha de Inscrição

 

 

Mário Gil Andrade Fernandes iniciou a sua prática como jogador na época de 1989/1990, com apenas 7 anos de idade e, a partir daí, foi sempre numa escalada até chegar à Seleção Nacional de seniores como capitão.
Mário Gil iniciou e finalizou a sua longa carreira ao serviço do Clube Amigos do Basquete, passou pela Ovarense, pela Académica e pelo Benfica e, ainda, ganhou experiência internacional jogando em Espanha e na Suécia.
Neste vasto percurso, conquistou três Campeonatos Nacionais da Liga, cinco Taças de Portugal, três Taças da Liga e três Supertaças.

Mário deixa a competição de Basquetebol, como jogador e, felizmente, abraça-a como Treinador. Ao mesmo tempo que coloca um ponto final na sua carreira como jogador, concluiu, na época 2019/2020, o Curso de Treinador de Grau 2 e, com isso, é logo convidado para integrar a equipa de Selecionadores Regionais da AB Madeira, para liderar as seleções de Sub16 e Sub17 Masculinos, esta última, na vertente de 3x3.

Mário Fernandes foi capitão da seleção portuguesa, é detentor de 113 internacionalizações e, mais do que números, é a referência máxima do Basquetebol Madeirense sendo um exemplo a seguir e um símbolo de cooperação, solidariedade, honestidade, integridade, tolerância, respeito, humildade, dedicação e entrega à modalidade.

Por tudo isto, só nos resta dizer: Muito obrigada, Mário, pelo exemplo e pela pessoa que és!

Presidente da Direção da ABM - Sandra Rebolo

 

Autor: Sandra Rebolo (Presidente da Direção da ABM)

fpb logo

 

 

Como é do conhecimento público, todas as modalidades desportivas sofreram com o impacto, à escala mundial, do novo Coronavírus. Portugal e a Europa não foram exceção, sendo que a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) interrompeu todas as competições a 16 de março e a FIBA Europa, decidiu, no início de abril, cancelar todos os Europeus jovens para este verão.
A nível mundial, a FIBA cancelou também os Mundiais de Sub17 e na tentativa de colmatar a competição mundial para este escalão jovem, foi encontrada uma solução com uma competição chamada "Skills Challenge", destinada a jovens Sub17.
Decidiu a FPB participar nesta prova, em ambos os géneros, que consiste nada mais nada menos numa prova em circuito (de campo inteiro) onde 5 atletas têm de, alternadamente, aplicar os seus atributos técnicos à medida que ultrapassam os diversos 'obstáculos' do circuito.
Respeitando as diretrizes da Organização Mundial de Saúde - viagens e pavilhões sem público - a competição será feita através da plataforma de vídeo da FIBA, onde a execução de cada seleção é filmada, em direto, à hora definida pela FIBA para o confronto em questão. A FIBA irá posteriormente proceder às montagens dos vídeos das diversas Seleções e então colocará as mesmas disponíveis ao público.
Dentro do pavilhão estarão apenas os atletas convocados e os voluntários (FPB) necessários ao cumprimento das normas, quer de saúde, quer da prova.
A competição desenrolar-se-á nos dias 13 e 14 de agosto, onde teremos a fase de grupos, passando os 2 primeiros às meias-finais de acesso à Fase Final Mundial, que se disputarão no dia 16. O local da prova será na Figueira da Foz.
 
Aqui deixamos o calendário da prova para ambos os géneros:
 
Masculino
 
13 Agosto
Portugal x Roménia - 11h00
Letónia x Portugal - 11h30
14 Agosto
Portugal x Geórgia - 11h00
Gibraltar x Portugal - 11h30
16 Agosto - Mediante classificação obtida
Portugal x 1º ou 2º classificado Grupo A - 13h00
 
Feminino
 
13 Agosto
Luxemburgo x Portugal - 12h00
Portugal x Eslováquia - 12h30
14 Agosto
Geórgia x Portugal - 12h00
Portugal x Letónia - 12h30
16 Agosto - Mediante classificação obtida
Portugal x 1º ou 2º classificado Grupo A - 13h30
 
Como tal, a FPB irá organizar a participação nesta prova, com o seguinte planeamento: Concentração a 12 de agosto e saída a 14 ou a 16, após o almoço, consoante a classificação obtida na fase de grupos.
Fase Final Mundial, está prevista para a semana seguinte, de 18 a 23 de agosto.
 
Para o efeito, decidiu a FPB convocar os seguintes atletas:
 
FEMININO
 
Ana Barreto - CRCQ LOMBOS
Beatriz Polici Santos - ACD FERRAGUDO
Carolina Gonçalves - AD VAGOS
Catarina Frederico - CB LEPE ALIUS (ESPANHA)
Filipa Barros - GUIFÕES SC
Maria Gonçalves - CAB MADEIRA
Marta Roseiro - CB QUELUZ
Matilde Pereira - ADCE DIOGO CÃO
 
MASCULINO
 
António Lucas - CLUBE DOS GALITOS
Danilo Horta - SPORTING CP
Diogo Seixas - REAL BÉTIS (ESPANHA)
Francisco Nunes - MAIA BC
Guilherme Santinhos - SC FARENSE
Jason Catarino - CB ALBUFEIRA
João Rodrigues - IMORTAL BC
Miguel Baker - CLUBE DOS GALITOS
 
 
Fonte e Autor: Federação Portuguesa de Basquetebol

fpb logo

 

 
Iniciou esta quinta-feira, dia 2 de julho, uma série de reuniões entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e todos os clubes, por videoconferência, tendo em vista a preparação da época 2020/2021.
"Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, explica aquilo que vai acontecer: "O objetivo é planear a época 2020-21, com todas as suas condicionantes. Serão apresentados os planos alternativos, no caso de existir uma segunda vaga de COVID-19. Teremos reuniões com os clubes de todas as competições seniores e haverá uma novidade: a inclusão dos clubes dos Campeonatos Nacionais da 2.ª Divisão." www.fpb.pt
 
DATA DAS REUNIÕES
 

2 de julho - Liga Placard 

7 de julho - Liga Feminina

9 de julho - 1.ª Divisão Feminina

11 de julho - Proliga

14 de julho - 1.ª Divisão Masculina

16 de julho - 2.ª Divisão Masculina/Norte

17 de julho - 2.ª Divisão Masculina/Sul

22 de julho - 2.ª Divisão Feminina

Fonte: FPB
Autor: FPB

fpb logo

 

 

A Direção da ABM congratula os treinadores madeirenses que concluíram estes cursos com sucesso, nomeadamente:

Curso de Treinadores Grau II 

  • Cíntia França (CAB)
  • Davide Teixeira (CAB)
  • Joaquim Vilas Boas (Académico FC)
  • José Luís Correia (CAB)
  • Mara Pinto (CAB) 
  • Mário Fernandes (CAB) 

Curso de Treinadores Grau III 

  • Fátima Silva (CAB)
  • João Bruno Silva (CDEFF)

SNS 343 01

 

A Associação de Basquetebol da Madeira angariou 343€ para a causa solidária de apoio ao Serviço Nacional de Saúde. 
Posteriormente, a Federação Portuguesa de Basquetebol irá divulgar o valor total deste pequeno gesto solidário.
 
A Associação de Basquetebol da Madeira agradece a todas as pessoas que fizeram "uma assistência" ao Serviço Nacional de Saúde.