Mário Gil Andrade Fernandes iniciou a sua prática como jogador na época de 1989/1990, com apenas 7 anos de idade e, a partir daí, foi sempre numa escalada até chegar à Seleção Nacional de seniores como capitão.
Mário Gil iniciou e finalizou a sua longa carreira ao serviço do Clube Amigos do Basquete, passou pela Ovarense, pela Académica e pelo Benfica e, ainda, ganhou experiência internacional jogando em Espanha e na Suécia.
Neste vasto percurso, conquistou três Campeonatos Nacionais da Liga, cinco Taças de Portugal, três Taças da Liga e três Supertaças.
Mário deixa a competição de Basquetebol, como jogador e, felizmente, abraça-a como Treinador. Ao mesmo tempo que coloca um ponto final na sua carreira como jogador, concluiu, na época 2019/2020, o Curso de Treinador de Grau 2 e, com isso, é logo convidado para integrar a equipa de Selecionadores Regionais da AB Madeira, para liderar as seleções de Sub16 e Sub17 Masculinos, esta última, na vertente de 3x3.
Mário Fernandes foi capitão da seleção portuguesa, é detentor de 113 internacionalizações e, mais do que números, é a referência máxima do Basquetebol Madeirense sendo um exemplo a seguir e um símbolo de cooperação, solidariedade, honestidade, integridade, tolerância, respeito, humildade, dedicação e entrega à modalidade.
Por tudo isto, só nos resta dizer: Muito obrigada, Mário, pelo exemplo e pela pessoa que és!
Presidente da Direção da ABM - Sandra Rebolo
Autor: Sandra Rebolo (Presidente da Direção da ABM)