Depois de, em outubro, o formador Vicente Jardim ter conduzido uma ação de formação contínua destinada a árbitros federados, dedicada ao tema “Considerações e critérios para a época 2025/2026”, decorre agora a primeira fase do curso de novos juízes.
Entre árbitros e oficiais de mesa, 16 formandos encontram-se em processo de integração nos quadros da arbitragem madeirense. O curso desenvolve-se em várias fases, combinando sessões online e presenciais, com conteúdos teóricos, exercícios práticos e momentos de avaliação. Este modelo, aplicado a nível nacional pela Escola Nacional de Basquetebol, assegura uma formação progressiva e uniforme em todas as regiões.
Composto por 25 horas de formação, o curso decorre de outubro a fevereiro e está estruturado em três componentes: (1 - online) Regras Gerais de Jogo (6h); (2 - presencial) Regras Específicas da Função (7h), (3 - estágio) Formação Complementar e Formação Específica (12h).
A Associação de Basquetebol da Madeira, em articulação com os clubes, tem reforçado o investimento na
formação de novos juízes, sublinhando a importância deste pilar para garantir o normal e saudável
funcionamento das competições regionais e nacionais.
Na imagem: árbitro Vicente Jardim